O Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Associação Comercial e Industrial de Gurupi (ACIG) realizou nesta quarta-feira o Evento Especial em Comemoração ao Dia do Florescer da Autoestima da Mulher, em parceria com a Câmara Municipal, a Polícia Militar, a Secretaria Municipal da Mulher e Cidadania e a 9ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis de Gurupi.
Instituída pela Lei Ordinária nº 2.701, de 24 de novembro de 2023, a data é celebrada em 21 de setembro e tem como objetivo promover a autoestima, a autoconfiança e a valorização das mulheres, incentivando o autodesenvolvimento e a aceitação pessoal.
O evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Gurupi, Ivanilson Marinho e demais vereadores, do presidente da ACIG, Raimundo Bonfim, da vice-presidente da ACIG, Poliana Cirqueira, do subcomandante do 4º BPM Major Daniel Rodrigues, do Comandante da Patrulha Maria da Penha, Primeiro-Tenente Adair Aquino, da 9ª Delegacia de Atendimento à Mulher e Vulneráveis de Gurupi, representada pela oficial investigadora da Polícia Civil, Sônia Carla Farias de Jesus Aires, de Cristina Donato, Secretária da Mulher e Cidadania, da presidente do CMEC Gurupi, Ellen Goveia, suas vice-presidentes e conselheiras e a comunidade em geral.
Roda de Conversa e Palestra
A programação incluiu uma Roda de Conversa sobre Feminicídio e Violência contra a Mulher, com o Primeiro-Tenente, Adair Aquino e a secretária Cristina Donato.
Logo em seguida, a psicóloga Karla Virginia Vasconcelos ministrou a palestra Saúde Mental da Mulher, abordando temas como relacionamentos abusivos, sinais de violência psicológica e caminhos para recomeçar.
“Hoje tive a grata honra de participar do Projeto Florescer. Foi um encontro cheio de significado, com um tema forte, mas necessário: falar da autoestima da mulher diante do desafio que o Conselho Nacional trouxe este ano: o combate ao feminicídio”, destacou Karla. “Saí desse encontro ainda mais convicta de que informação gera força e que quando uma mulher se fortalece, todas nós florescemos juntas”, completou.
Lançamento do Selo CMEC
Um dos pontos altos do evento foi o lançamento do Selo CMEC de Apoio à Luta Contra o Feminicídio e Violência Contra a Mulher, entregue às autoridades e convidados presentes como forma de mobilização social e incentivo à rede de apoio.
Falas de Destaque
Para a conselheira do CMEC, Kellen Maders, a manhã foi de construção coletiva:
“Foi uma grande honra e alegria participar do evento Florescer. Um tema muito pertinente diante do que estamos vivendo, bem como a grande importância de nos mantermos atentas e conscientes que somos mulheres fortes, trabalhadoras e com a linda missão de florescer o mundo”, explicou Kellen.
O Comandante da Patrulha Maria da Penha, Primeiro-Tenente Adair Aquino, também reforçou a importância do evento: “Muito produtivo o evento, tivemos muitas empresárias, mulheres fortes que vão somar à Rede de Proteção das Mulheres na prevenção dos seus direitos e igualdade de gênero”, disse ele.
Fala da Presidente do CMEC, Ellen Goveia
“O Dia do Florescer é mais do que uma data no calendário, é um chamado à reflexão e ao cuidado com nós mesmas. Precisamos lembrar que autoestima é a base para todas as outras conquistas. Hoje celebramos a força das mulheres de Gurupi, que dia após dia constroem histórias de superação e inspiram outras mulheres a também florescerem.”
Fala do Presidente da ACIG, Raimundo Bonfim
“É uma alegria para a ACIG apoiar este projeto e ver a nossa entidade se tornando um espaço de acolhimento e diálogo para as mulheres empreendedoras. Quando fortalecemos a autoestima das mulheres, fortalecemos famílias, empresas e toda a sociedade.”
Encerramento
Durante o evento as vereadoras presentes e demais mulheres, receberam uma lembrança especial do CMEC como símbolo de união.
“Vamos juntos transformar silêncio em ação. Toda mulher tem direito à vida, à liberdade e ao respeito. Você, mulher, não está sozinha!”, destacou a organização.